Fontes

Fonte de Urd

É a Fonte Sagrada da Vida, onde cresce o grande freixo Yggdrasil. Aqui nasceram as suas três nornas guardiãs Urd, Verdandi e Skuld que todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. A função das deusas é controlar (muito embora na mitologia nórdica e na religião odinista o destino seja mutável) a  sorte, o azar e a providência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos habitantes dos nove mundos.

Urd

Deusa anciã protetora do Passado. É representada por uma criatura da raça humana de idade extremamente avançada. Dentro de suas obrigações está guardar os mistérios do passado e não fornecer as chaves dos segredos antigos.

Verdandi

Deusa vigia do Presente, encarna-se na forma de uma mãe e tudo que acontece é tecido por seus pensamentos. Ela representa o movimento, a continuidade.

Skuld

É a deusa virgem que guarda o Futuro. Profecias e adivinhações estão relacionadas a ela. Skuld detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino.


Fonte de Mimir

É a fonte que contém a sabedoria e a inteligência. Encontra-se em Jotunheim e seu guardião é Mimir, que bebe da fonte todas as manhãs, pois ele é o deus da sabedoria. Ele apenas deixou Odin beber um gole da fonte, depois que o mesmo deixou seu olho esquerdo como um sacrifício.


Fonte de Kverghjelme

É na Fonte de Kverghjelme, onde Yggdrasil mergulha uma das suas raízes.