FANTASIA

No centro do cosmos espiritual nórdico há uma árvore de cinzas, Yggdrasil, que nasce na Fonte de Urd e liga os nove mundos através das suas raízes e ramos. É neste universo em que o romance de fantasia histórica da autora ganha vida.



COMPARAÇÃO DE TAMANHO

JORMUNGAND

Conhecida também como a Serpente de Midgard e Serpente do Mundo,  filha do deus Loki, é uma gigantesca serpente que habita o oceano que rodeia Midgard;  é tão grande que dá a volta na Terra e morde seu rabo.


NIDHOGG

É um dragão-serpente enorme que vive em Nilfheim e rói as raízes mais profundas de Yggdrasil, além de se alimentar de corpos mortos.  A criatura vive na esperança de que um dia irá matar a árvore e os nove mundos.


RATATOSKR

É um esquilo que corre acima e abaixo na árvore mundo Yggdrasil transportando insultos e fofocas entre a águia que vive no topo e o dragão Nidhogg que fica sob suas raízes.


VEDRFOLNIR

É um falcão que se encontra sentado no meio dos olhos de uma águia inominada que está situada no topo de Yggdrasil.


MÁNI

Deus da Lua, irmão da Sól (sol) e filho de Mundilfari

SÓL

Deusa do Sol, irmã do Máni (lua)


OUTRAS

Bergsra - Berserker - Condor de Gandalf - Darten - Eikon - Femish - Fenrir - Fugler - Gull - Gárm - Havsra - Isbjorn - Jeruk - Meite - Mutajon - Ofídia - Panseret - Rotter - Sige - Sirene - Sirus - Sjoheste - Sjora - Sjovaettir - Skogsmarr - Slange - Sorgue - Stovgand - Uorgue - Vargul - Yeshin

FONTE DE URD

É a Fonte Sagrada da Vida, onde cresce o grande freixo Yggdrasil. Aqui nasceram as suas três nornas guardiãs Urd, Verdandi e Skuld que todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. A função das deusas é controlar (muito embora na mitologia nórdica e na religião odinista o destino seja mutável) a  sorte, o azar e a providência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos habitantes dos nove mundos.

Urd

Deusa anciã protetora do Passado. É representada por uma criatura da raça humana de idade extremamente avançada. Dentro de suas obrigações está guardar os mistérios do passado e não fornecer as chaves dos segredos antigos.

Verdandi

Deusa vigia do Presente, encarna-se na forma de uma mãe e tudo que acontece é tecido por seus pensamentos. Ela representa o movimento, a continuidade.

Skuld

É a deusa virgem que guarda o Futuro. Profecias e adivinhações estão relacionadas a ela. Skuld detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino.


FONTE DE MIMIR

É a fonte que contém a sabedoria e a inteligência. Encontra-se em Jotunheim e seu guardião é Mimir, que bebe da fonte todas as manhãs, pois ele é o deus da sabedoria. Ele apenas deixou Odin beber um gole da fonte, depois que o mesmo deixou seu olho esquerdo como um sacrifício.


FONTE DE KVERGHJELME

É na Fonte de Kverghjelme, onde Yggdrasil mergulha uma das suas raízes.